Quem não tem acesso à internet ou smartphone não pode fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial de R$ 600 em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas, segundo o banco. Entre aqueles que cumprem os critérios para receber o benefício, o pedido pode ser feito apenas por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (para sistema Android e iOS), ou pelo site, segundo a Caixa. Quem estava no Cadastro Único até 20 de março ou recebe o Bolsa Família não precisa se inscrever, porque já recebe automaticamente, se tiver direito.
No caso de pessoas com celular, mas que não possuem acesso à internet, o banco afirma que as operadoras de telefonia móvel estão disponibilizando o aplicativo com navegação gratuita. "Assim todo brasileiro pode navegar no seu telefone gratuitamente nestes aplicativos até o fim de maio", diz em seu site. O cadastro por meio do app ou site estará disponível até o dia 2 de julho de 2020, segundo o banco.
Mesmo não sendo possível o cadastro para receber os R$ 600 presencialmente, a Caixa ampliou desde a quarta-feira (22) o horário de atendimento de 1.102 agências em 2 horas, abrindo das 8h às 14h "apenas para o atendimento de serviços essenciais à população". "Poderão ser realizados saque INSS sem cartão; saque de seguro desemprego/defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de abono salarial e FGTS sem cartão e senha; saque de conta salário sem cartão e senha; e desbloqueio de cartão e senha de contas".
Fonte: Uol