Logotipo SEEBMR
Logotipo SEEBMR

Coronavírus: O que é, sintomas e como se prevenir da COVID-19

Publicado em Coronavirus
Coronavírus: O que é, sintomas e como se prevenir da COVID-19

O Coronavírus, causador da pandemia global, pertence a uma família de vírus (CoV) que já circula no Brasil. Os vírus dessa família podem causar desde resfriados comuns a doenças mais graves, como a Síndrome Aguda Respiratória Severa (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

O Novo Coronavírus recebeu a denominação SARS-CoV-2 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a doença que ele provoca tem a denominação COVID-19.


Qual a origem do vírus?


Até o momento, ainda não está claro como o novo Coronavírus infectou as pessoas na China. A suspeita, segundo pesquisadores, é de que o vírus que vive no trato respiratório de morcegos tenha passado por um processo de mutação para conseguir se instalar no corpo humano.

Quem são os principais grupos de risco?


De acordo com estudos publicados, os mais vulneráveis ao novo Coronavírus são pessoas idosas ou com condições pré-existentes, como problemas respiratórios ou diabéticos.


Como se transmite o novo Coronavírus?


A principal forma de transmissão do novo Coronavírus é entre pessoas. Por meio de espirros, tosses ou até mesmo a fala, pessoas infectadas expelem gotículas de saliva e secreções que contém o vírus. Essas pequenas gotas podem contaminar superfícies e objetos e, posteriormente, infectar pessoas que tocaram nesses locais e levaram as mãos aos olhos, nariz e boca.


Pessoas sem sintomas podem transmitir o novo Coronavírus?


Sim. Apesar de alguns casos serem assintomáticos, as pessoas infectadas continuam espalhando o vírus por meio de gotículas de saliva e secreções. Segundo o doutor Alberto Chebabo, infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro:


Devo usar máscara facial ao sair de casa?


O uso de máscaras é recomendado para pessoas que estão com sintomas de infecções virais, pois elas ajudam a diminuir a proliferação do vírus, e para profissionais da saúde, que podem estar em contato constante com pacientes infectados. A compra desnecessária desse tipo de material pode levar a um esgotamento de estoque para aqueles que realmente precisam dela.


PREVENÇÃO


Como posso me prevenir?
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. O uso de água e sabão consegue quebrar a cápsula de gordura protetora do vírus, que morre facilmente sem a barreira;

Caso não seja possível, usar um desinfetante à base de álcool;

Outras recomendações são evitar tocar o rosto (boca, nariz e olhos) com mãos sujas;

Manter distância de pessoas com sintomas;

Ficar em casa quando estiver se sentindo doente;

Espirrar ou tossir apoiando o rosto no antebraço;

Limpar e desinfetar objetos com frequência;

É importante que todos evitem lugares públicos ou com aglomeração de pessoas.


Como desinfectar o ambiente de Coronavírus?


Um desinfetante simples é o bastante para limpar superfícies e objetos que podem estar contaminados.
A prevenção contra o Coronavírus pode ser feita com medidas simples, recomendadas pelo Ministério da Saúde:
Alimentos podem ser contaminados pelo Coronavírus?
Estudos preliminares indicam que o Coronavírus pode sobreviver por algumas horas em superfícies e objetos, sendo que esse tempo pode aumentar ou diminuir por causa de condições como tipo de material, temperatura ou umidade. Os alimentos e as embalagens devem ser higienizados.


Devo fazer exame diagnóstico? Onde fazer?


Os exames para a detecção do novo Coronavírus devem ser feitos somente por aqueles que apresentam sintomas da doença. Além disso, é necessário que tenham sido expostos a alguém sabidamente positivo ou que retornou de país com epidemia instalada. Nesses casos, é necessário o pedido médico. Portanto, caso haja alguma suspeita, o recomendável é procurar a orientação de um profissional da saúde.

O que devo fazer se tive contato com alguém que viajou recentemente aos países de risco?


Caso você não apresente sintomas, não há a necessidade de tomar medidas especiais ou realizar exames. Mas, se algum dos sintomas surgir, busque um serviço de saúde.

Quais os sintomas do Coronavírus?


Febre - Dor de garganta - Tosse seca ou secretiva - Falta de ar

Outros possíveis sintomas são: Cansaço - Coriza - Dores de cabeça e náuseas - Vômito e diarréia


Qual o tratamento para Coronavírus no Brasil?


Não existe um tratamento específico, mas como um resfriado ou gripe, o tratamento é feito com sintomáticos para febre ou dor, hidratação e repouso. Além disso, como há o risco de disseminação da doença, o isolamento domiciliar é recomendado.

No momento, ainda estão sendo desenvolvidos medicamentos e vacinas específicos para o novo Coronavírus. As pessoas que foram afetadas pela doença ou apresentarem sintomas devem procurar o serviço de saúde para receber instruções de tratamentos adequados. O tratamento deve ser sempre orientado por um médico.
 
 
 

 

 
Fonte: DASA CORONAVIRUS





 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER