Logotipo SEEB/MR
Logotipo SEEB/MR

Desmonte dos bancos públicos prejudica o país

Publicado em
Desmonte dos bancos públicos prejudica o país

Cartilha mostra o que a sociedade pode perder com desmonte de BB, Caixa, BN

Reprodução

Alimentos mais caros, fim do sonho da casa própria, mais miséria e consequentemente mais violência. Esse é o resumo do estrago que a sociedade brasileira pode viver com o desmonte dos bancos públicos.

Com a desculpa de que é necessário reduzir os gastos públicos para estabilizar a economia, desde que assumiu a Presidência da República, há pouco mais de um ano, o governo Temer promove um ataque contra o Estado brasileiro e o desmonte das empresas públicas. Ao mesmo tempo que perdoa dívidas de bancos privados, empresas, estados e municípios, promove cortes de recursos para a saúde, educação e previdência públicas e arrasa direitos dos trabalhadores.

Os interesses privados também são atendidos no governo Temer via desmonte dos bancos públicos. Assim, milhares de empregos foram extintos no último ano, rebaixando a qualidade do atendimento e transformando a sobrecarga de trabalho em regra nessas instituições.

Como a imprensa comercial não informa nada disso, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região realizou um seminário sobre a importância desses bancos para a sociedade e lançou uma cartilha para esclarecer a população. O material é distribuído nas ruas, para chegar ao maior número de cidadãos que possam ajudar nessa luta.

A cartilha Em Defesa dos Bancos Públicos explica o papel primordial dessas instituições para a economia nacional e dá subsídios para que a população se posicione sobre o tema e, além de participar das mobilizações promovidas pelos movimentos social e sindical, enviem mensagens aos deputados e senadores protestando contra o desmonte dos bancos públicos e a retirada de direitos.

Leia também:
      > Alerta Social: o que você perdeu nos últimos 365 dias

Fonte: Spbancários, com edições da Contraf-CUT

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER