Logotipo SEEB/MR
Logotipo SEEB/MR

Dia Nacional de Luta contra MP905

Publicado em
Dia Nacional de Luta contra MP905

Os bancários e bancárias de Macaé e região não aceitam o ataque que representa a Medida Provisória (MP) 905 aos direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora.

Os trabalhadores paralisarão as atividades para esclarecer e debater sobre a MP 905 de maneira a demonstrar o descontentamento da categoria bancária em relação a este absurdo. No caso dos bancários, a MP prevê o aumento da jornada de trabalho de 6 horas para 8 horas, acaba com o descanso remunerado aos sábados e domingos e ameaça a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Se você aumenta a carga horária, diminui o número de funcionários, isso é evidente. Precisamos tomar cuidado, no caso da aprovação do trabalho aos finais de semana, por exemplo, seriam 14 horas a mais de trabalho sem remuneração. “Nós consideramos que esta proposta do governo é mais um passo, talvez o passo mais decisivo, rumo a ao total desmonte da proteção trabalhista que a gente tem no Brasil e se a gente não tomar cuidado a bolsa patrão passa.

O Comando Nacional dos Bancários conseguiu segurar a implantação da Medida até que seja concluída a negociação com a representação da categoria. A próxima reunião será realizada no dia 26/11.

A MP 905/19 foi encaminhada ao exame do Congresso Nacional, pelo governo, no dia 11 de novembro. A medida vale por 60 dias, podendo ser prorrogada por mais 60. Nesse prazo, precisa ser aprovada pelo Congresso para não perder sua eficácia.

A MP vai ser examinada inicialmente por comissão mista de deputados e senadores, antes de ser votada, respectivamente, pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER