Logotipo SEEBMR
Logotipo SEEBMR

Está acabando o prazo! Sindicato Garante na Justiça o Direito a Horas Extras e Intervalo para Bancários do Bradesco

Publicado em Banco do Brasil
Está acabando o prazo! Sindicato Garante na Justiça o Direito a Horas Extras e Intervalo para Bancários do Bradesco

O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região vem lembrar de nossa Ação Coletiva, movida contra o banco, teve decisão final favorável aos bancários e já transitou em julgado, o que significa que não há mais possibilidade de recurso por parte da empresa.

Sobre a Ação vitoriosa

A ação representa todos os empregados do Banco Bradesco com jornada de trabalho contratual de seis horas diárias. O objetivo foi garantir o cumprimento da legislação trabalhista em dois pontos cruciais que o banco vinha desrespeitando:

  1. Intervalo Intrajornada (Hora de Almoço): A Justiça reconheceu o direito dos trabalhadores a um intervalo mínimo de uma hora para repouso e alimentação quando a jornada de trabalho ultrapassa as seis horas diárias. Como o banco concedia apenas 15 minutos de forma irregular, foi condenado a pagar uma hora extra diária, com acréscimo de 50%, por dia trabalhado nessas condições.
  2. Divisor 150 para Horas Extras: A decisão também confirmou que o cálculo das horas extras deve utilizar o divisor 150, conforme prevê a Convenção Coletiva da categoria, que considera o sábado como dia de repouso semanal remunerado. Essa vitória garante um valor maior no pagamento das horas extras realizadas pelos bancários.

Quem são os Beneficiados?

A vitória na ação abrange todos os empregados do Banco Bradesco que:

  • Trabalharam ou trabalham em agências e unidades na base territorial do Sindicato, que inclui as cidades de Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus.
  • Possuem ou possuíam jornada de trabalho contratual de 6 horas diárias.

Qual o Período Contemplado?

A ação garantiu o pagamento dos direitos referentes aos cinco anos que antecederam o ajuizamento do processo, que ocorreu em 15 de janeiro de 2016.

Próximos Passos

Com a decisão final, o processo entrou na fase de execução. O Sindicato já está trabalhando junto à Justiça para realizar os cálculos dos valores devidos a cada trabalhador que já se manifestaram, e vários já receberam o devido valor.

Caso ainda não tenha se manifestado, ainda há tempo para fazê-lo. Solicitamos que tome providências o quanto antes.

O prazo para se habilitar na ação, termina em 04/11/2025.

Se você possui o direito, clique aqui para se habilitar e ter seu direito reconhecido.

Se tem alguma dúvida, envie por e-mail sua dúvida para: juridico@seebmacae.com.br

Esta é mais uma demonstração da força e da importância da união dos trabalhadores. O Sindicato segue firme na luta pela garantia dos nossos direitos!

 

Quero o meu direito

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER