Logotipo SEEB/MR
Logotipo SEEB/MR

Imposto de renda sobre abono

Publicado em
Imposto de renda sobre abono
O abono é renda, e por isso sofre desconto do imposto.
Ainda que os bancos fizessem o pagamento do abono em holerite separado, quando o trabalhador, na ocasião da declaração, lançasse o abono em campo isento de cobrança, teria a declaração retida pela Receita Federal. O abono compõe a renda do trabalhador e como tal sofre desconto do imposto de renda. Sendo assim, os bancos retêm e repassam o imposto para que não decorram problemas futuros, nem para as empresas, nem para os bancários.
Por esse motivo lutamos por aumento real nos salários e não por abono que acompanha a renda. “Aumento real é uma conquista que fica para os outros anos. Graças à nossa luta, para 2017 a categoria bancária já tem garantida a reposição total da inflação mais 1% de aumento real para salários, PLR, piso, vales, auxílios.
Portanto, o IR sobre salário mensal + a diferença restante do desconto de IR não efetuado sobre o abono, estarão sendo efetuado sobre a folha de pagamento desse mês, que será de  27,5%, pois todos atingirão a última faixa de descontos que conforme tabela vigente é de R$ 4.664,68. Tabela disponivel no site da receita federal.
 
 
 
 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER