Logotipo SEEB/MR
Logotipo SEEB/MR

Outubro Rosa

Publicado em
Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição. Os dados alarmantes posicionam a neoplasia como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção. É isso que impulsiona o Outubro Rosa, um mês dedicado à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade. Mas infelizmente, o que vemos é uma sociedade preocupada com coisas que nada tem a ver com a saúde da mulher e muito menos com a prevenção.  Temos visto o quanto a mulher é desprezada, ou melhor, inferiorizada em relação aos homens, e isso acontece em todas as categorias de trabalhadores. As dificuldades são muitas, em função da grande e avassaladora retirada de direitos. Infelizmente dentro do sistema bancário, mulheres diagnosticadas com a doença, estão sendo desligadas em pleno auge do tratamento e muitas das vezes, sem o acompanhamento da entidade sindical pelo fato das homologações, com a vigência da reforma trabalhista, não acontecerem dentro dos sindicatos, o que reforça a necessidade das informações junto ao mesmo, para o devido amparo em caso de demissão.

Muitas autoridades  políticas, inclusive um candidato a Presidente da República, têm votados contra os direitos das mulheres e principalmente das menos favorecidas, como foi o caso da PEConfira algumas dicas importantes na Prevenção do câncer de mama:

C das domésticas ( Lei que estendeu aos trabalhadores domésticos os mesmos direitos da CLT) e até são contra equiparação delas em relação aos homens. Sendo assim, tudo fica  muito mais difícil, isto porque em sua maioria, trabalham para o sustento da família e não têm tempo de passar por preventivos e a tendência é o aumento desse índice alarmante, de casos de câncer de seios e outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero, por exemplo. Apesar de os números serem grandiosos, segundo o médico Carlos Frederico Lima, mastologista e cirurgião oncológico da Fundação do Câncer, o câncer de mama é um tumor curável, em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios), tão temida pelas mulheres. Somente o exame de mamografia pode mudar a curva da doença.

Confira algumas dicas importantes na Prevenção do câncer de mama:

* Procure um profissional de saúde  * Pratique atividade física * Controle a alimentação * Não fume * Não consuma álcool

NOTA  * A história que aponta que as maiores lojas do Brasil estão dando camisetas do Outubro Rosa, campanha contra o câncer de mama, de forma gratuita no whatsApp, é falsa.

 

O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região faz parte dessa luta e deseja saúde à todas as bancárias do mundo.

 

 

 

 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER