Logotipo SEEB/MR
Logotipo SEEB/MR

Reunião com Santander

Publicado em
Reunião com Santander

No último dia 22/05/2019, hove uma reunião com dirigentes do Banco Santander dos 13 sindicatos filiados á Fetraf-RJ. Reunião essa que teve como objetivo debater sobre os problemas comuns enfrentados pelos/as bancários/as em toda a nossa base e dar encaminhamento para a solução dos mesmos.


Os principais são:

- Retirada de portas giratórias de agências no Estado do Rio de Janeiro descumprindo a lei Estadual nº 2224/94, que dispõe sobre a obrigatoriedade, por questão de segurança, tanto dos/as trabalhadores/as quanto dos usuários do serviço, nos estabelecimentos bancários.

- Alteração no horário de funcionamento das agências bancárias em várias cidades do Estado do Rio. Sem prévio comunicado aos sindicatos e sem a criação de dois turnos acarretando uma sobre carga de trabalho.

- Abertura das agências aos sábados, de forma unilateral, para “Educação Financeira”, com trabalho “voluntário”, onde os/as bancários/as ficam completamente descobertos/as. Tanto pela CLT quanto pela ACT porque assinam um termo desonerando o banco de qualquer responsabilidade. Ainda sobre este ponto há denúncias de que o banco está intimidando os/as bancários/as a prestarem o trabalho “voluntário”, até o final de junho de 2019.

- A mudança dos cartões refeição e alimentação estão trazendo prejuízos aos/as trabalhadores/as. Neste ponto os prejuízos são em nível nacional. Os estabelecimentos comerciais não foram credenciados previamente pela operadora do novo produto levando os/as bancários/as a arcar com as despesas. Direitos assegurados na ACT.

Será marcada uma reunião com representantes do banco Santander, Membros do Comando Nacional e a Fenaban para que sejam encontradas soluções urgentes.

 

Seeb/MR

ASSINE NOSSA NEWSLETTER