A legislação e a resolução 4.746 do Banco Central garantem a todo cidadão o direito de ter atendimento com um funcionário nas agências.
Mas os bancos tem ignorado, tirando os clientes das unidades e empurrando para as plataformas digitais ou correspondente bancário.
Para alertar a população, o Sindicato dos Bancários de Macaé e Região fez um protesto visitando agências bancárias da região, distribuindo informativos da campanha e também de um carro de som.
A campanha “Atendimento presencial nos bancos, é seu direito!“ é uma iniciativa da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), da qual o Sindicato é filiado.
Além de Macaé, a campanha conta com a participação dos outros Sindicatos dos Bancários da Fetraf RJ/ES: Angra dos Reis e Região, Espírito Santo, Baixada Fluminense, Itaperuna e Região, Nova Friburgo e Região e Três Rios e Região.
ENTENDA
Os bancos não podem impedir que as operações sejam realizadas nos caixas presenciais. Isso é ilegal! E esses casos estão se tornando cada vez mais frequentes.
Ao impedir a realização das operações presenciais dentro das instituições financeiras, os bancos têm como objetivo principal a redução de custos através da redução de postos de trabalho o que, consequentemente, acaba gerando sobrecarga nos trabalhadores remanescentes e uma significativa piora no atendimento prestado ao usuário.
A Resolução no 4.746, de 29/08/2019, do CMN, veda às instituições financeiras de “impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências”. Por isso, caso você usuário tenha seu direito cerceado, denuncie aos órgãos competentes.
Entre em contato com o Banco Central, no telefone 145, com o Procon no telefone 22 2759-0801, ou consulte um advogado.
FAÇA VALER O SEU DIREITO!