A reunião ocorreu no auditório da entidade, no Centro do Rio de Janeiro e participaram todos os Sindicatos dos Bancários filiados à Federação: Macaé e Região, Angra dos Reis e Região, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna e Região, Nova Friburgo e Região e Três Rios e Região.
Pelo Bradesco, Silvia Eduara Cavalheiro, Gerente Departamental de Recursos Humanos, esteve presente.
No encontro, foram debatidas diversas pautas, como: Metas abusivas; Falta de funcionários e assédio moral; Reuniões marcadas via Whatsapp fora da jornada de trabalho; Ranking produção divulgado nos grupos das agências; Restrição de atendimento de clientes e consumidores de serviços bancários na agência; Pressão total sobre “autenticação zero”; Pressão para não marcação de acompanhamento médico durante expediente; Adoecimento dos funcionários; Trabalhadores adoecidos não realizando o tratamento de acompanhamento contínuo; Dificuldade na emissão do DUT (declaração do último dia de trabalho); Boatos que os PA abrirão às 8 horas; Oportunidade dos funcionários, das agências que serão encerradas, de participarem de treinamento para trabalharem na área digital e do private no Banco; Permissão que os funcionários do alto valor possam ser sindicalizados no efetivo local de trabalho deles; Reestruturação; Fechamento de agências; Demissões; Explosão de Bradescos Expressos; Fim da carreira fechada.
Todas as reivindicações foram amplamente debatidas, com os representantes dos Sindicatos apresentando, também demandas específicas de suas regiões.
Além disso, foi entregue um ofício onde a Fetraf RJ/ES solicita que o banco forneça a vacina contra a dengue (QDenga), aos bancários e bancárias dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, em razão da epidemia que assola o país, com um aumento significativo de hospitalizações, inclusive, com casos que evoluíram para mortes.
Para Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, “a reunião foi importantíssima, assim como a presença de todos os Sindicatos filiados. Eduara sempre esteve disposta a ouvir o Movimento Sindical e acreditamos que nossas demandas serão atendidas.”
No fim, Eduara recebeu uma rosa pelo Dia Internacional da Mulher, que será no próximo dia 8 de março.
RESPOSTAS DO BANCO
Eduara, primeiramente, agradeceu e ressaltou a “consultoria” que os sindicatos prestam, já que as reuniões são importantes para o banco saber onde precisa melhorar e atuar.
Sobre a reestruturação, ela disse que isso não significa demissões em massa. Que cortar gastos, não é corte de pessoal. Que reduzir custo de servir não significa corte de postos de trabalho, e que o processo de encerramento de agências não é ligado à demissões. Funcionários são aproveitados em outras agências. Além disso, há um estudo minucioso para decisão e readequação de agências, de prédios e custos de serviço.
Eduara afirmou e entende que o Movimento Sindical é o legal e legítimo representante dos trabalhadores, e quem assumir a cadeira executiva de RH, manterá o canal de comunicação aberto, com respeito e transparência.
Uma notícia importante foi que, tanto as plataformas PJ que serão abertas, quanto as admissões na área de TI, serão compostas por bancários e, não, por terceirizados.
Embora o Presidente do banco tenha afirmado que acabou a carreira fechada, continuam privilegiando a carreira interna.
Ressaltou que o banco seguirá capacitando os funcionários e dando oportunidades de desenvolvimento, mas que os bancários devem ser protagonistas de suas carreiras, buscando aproveitar o suporte que a UNIBRAD proporciona com cursos para certificações, etc.
Cursos como o CPA10 e CPA20 são obrigatórios para algumas posições, portanto, os funcionários devem buscar se anteciparem, para melhor aproveitarem as oportunidades.
Sobre atendimento presencial, foi feito um treinamento obrigatório, sobre atendimento a clientes e usuários, em todos os níveis, onde é deixado bem clara a regulamentação do Banco Central sobre o assunto, ou seja, que não se deve impedir o atendimento na agência. E que irá reforçar isso com o banco.
Quanto ao Plano de Saúde, pediu que para que sejam feitos relatórios mais específicos e detalhados, pois cada região é diferente uma da outra. Que irá cobrar das seguradoras, como o dental e saúde.
Sobre o ranking, a convenção proíbe lista do melhor até o pior funcionário. Mas não impede a divulgação do melhor. Que não haja exposição, obviamente (caso de agências pequenas).
Retirada de BDN. A manutenção e abastecimento das máquinas tem um custo altíssimo. Há uma área na matriz dedicada a elaborar o correto dimensionamento de máquinas, conforme demanda de utilização. De qualquer forma, estão abertos para receber apontamentos dos sindicatos.
Uma demanda específica que foi apresentada, de reuniões agendadas pelo aplicativo WhatsApp pós o expediente, ou de convocações feitas pelo e para os telefones corporativos, o banco disse que a orientação é que o telefone corporativo seja utilizado apenas durante a jornada do funcionário.
Algumas demandas serão verificadas e, posteriormente, informadas à Federação qual tipo de solução será realizada.