Em evento que aconteceu no último sábado(15), na cidade do Rio de Janeiro, onde o Seeb Macaé se fez presente, Bancários e Bancárias do Rio e Espírito Santo defenderam a unidade de todos os trabalhadores brasileiros para combater a retirada de direitos e o atentado à democracia representado pelo projeto do atual governo.
Os debates centraram na necessidade de unidade da classe trabalhadora e na busca das formas de organização e comunicação com o povo brasileiro para enfrentar os impactos das reformas impostos pelo governo Michel Temer e sua base aliada no Congresso Nacional.
Unidade dos trabalhadores
O presidente da Fetraf-RJ/ES (Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Rio e Espírito Santo), Nilton Damião, o Niltinho, destacou a presença dos 13 sindicatos e dos bancários de base na Conferência. Defendeu ainda a reforma política, criticando as reformando trabalhista e da Previdência e lembrou que os bancos já estão se antecipando a nova legislação que retira direitos. "A Caixa, o BB e o Badesco estão implementado PDVs – Planos de Demissão Voluntária – e isso já é o início da terceirização e da pejotização, que é demitir para contratar mão-de-obra precarizada", disse.
Representantes das centrais sindicais, CUT, CTB, Intersindical e CSP Conlutas defenderam a unidade da classe trabalhadora para enfrentar o maior ataque aos direitos trabalhistas da história do país.