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Sem ar, não tem clima pra trabalhar!

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Sem ar, não tem clima pra trabalhar!

O verão chegou e junto dele vêm os problemas, por falta de manutenção preventiva nos sistemas de climatização das agências bancárias.

A manutenção preventiva tem como principal objetivo a prevenção do equipamento contra possíveis falhas ou paradas inesperadas. Esse tipo de serviço é uma intervenção prevista, preparada e programada para inspeção, realização de ajustes que visam a conservação e eliminação dos defeitos, a fim de evitar problemas.

A falta de manutenção preventiva nos equipamentos de ar condicionado pode trazer uma série de problemas para o ambiente e para a saúde das pessoas, tais como: a diminuição da renovação do ar, o acúmulo de sujeira e o aparecimento de fungos e bactérias — ainda mais se o local for fechado e não existir nenhum tipo de circulação de ar.

Os problemas ocasionados pela falta de manutenção podem ir desde o mau funcionamento do equipamento, implicando em consumo excessivo de energia, além de falhas ou quebras repentinas. Também pode ocorrer o surgimento de problemas de saúde como doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas.

Visando garantir a qualidade ar dentro dos ambientes, o Ministério do Trabalho criou a Portaria 3.523/98, que estabelece a realização da manutenção e limpeza dos sistemas de ar condicionado. A Resolução 176/00 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por sua vez, define padrões referenciais para a qualidade do ar interno em ambientes de uso público e coletivo, bem como os métodos a serem empregados pelas vigilâncias sanitárias no que diz respeito à fiscalização da qualidade do ar.

Além disso, a Anvisa firma um prazo para a manutenção e limpeza que deve acontecer mensalmente e de cada componente presente no ar-condicionado que deve ser realizada da seguinte forma:

*Filtros de ar: limpeza deve ser realizada mensalmente ou se for descartável realizar a troca no máximo de três em três meses;
*Bandeja de condensado: limpeza deve ser realizada mensalmente;
*Serpentinas de aquecimento e de resfriamento: limpeza trimestral;
*Umidificador: limpeza trimestral;
*Ventilador: limpeza semestral;
*Tomada de ar externo: assim como os filtros de ar, a limpeza deve ser realizada mensalmente. Se o item for descartável, a troca precisa ser realizada no máximo de três em três meses.


Benefícios da manutenção preventiva do ar-condicionado


*Minimiza a emissão de poluentes e partículas nocivas no ambiente;
*Diminui o consumo de energia do equipamento;
*Reduz os riscos de falhas e quebra do equipamento;
*Aumenta sua vida útil;
*Aumento da eficiência do equipamento;
*Ar mais saudável, puro e de qualidade;
*Maior conforto térmico.

Orientamos, que sempre que houver falhas no sistema de ar das agências, que se comunique ao sindicato, para que possamos tomar as devidas providências junto aos órgãos responsáveis e principalmente com as relações sindicais dos bancos, com o intuíto de resolver o problema com máxima urgência.

 

SEEB/MR

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