Logotipo SEEBMR
Logotipo SEEBMR

Abaixo da expectativa do governo, Brasil gera 25.363 empregos em junho

Publicado em
Abaixo da expectativa do governo, Brasil gera 25.363 empregos em junho

Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado divulgado nesta quinta-feira (17) é pior dos últimos 16 anos. Por motivos sazonais, a agricultura foi o setor que mais gerou empregos no mês, 40.818 novas vagas.

Ao divulgar os números do Caged, o ministro Manoel Dias disse que a nova previsão de geração de emprego para este ano é 1 milhão de novas vagas, número inferior ao esperado até o mês passado, 1,4 milhão.

O aumento no número de postos de trabalho em junho representa um crescimento de 0,06% em relação ao de maio. Em junho do ano passado foram geradas 123.836 vagas.

O total de admissões em todo o país no último mês foi 1.639.407 e de desligamentos, 1.614.044. No acumulado do ano, houve expansão de 1,45% no nível de emprego, o que equivale a 586.671 postos de trabalho.

O ministro disse que o governo esperava melhor resultado, mas que, a partir de agosto, os números deverão ser mais expressivos na geração de postos de trabalho. "Certamente, vamos recuperar, a partir de agosto."

Segundo o ministro, o número abaixo do esperado deve-se ao comportamento da indústria, setor que registrou em junho queda de 0,34% no número de novas vagas em relação ao mês anterior.


Fonte: Contraf-CUT e Agência Brasil

ASSINE NOSSA NEWSLETTER