Logotipo SEEBMR
Logotipo SEEBMR

Licença paternidade tem prazo estendido, mas trabalhador deve obedecer aos requisitos da lei

Publicado em
Licença paternidade tem prazo estendido, mas trabalhador deve obedecer aos requisitos da lei

O Sindicato tem recebido diversos questionamentos de bancários sobre como proceder para ter direito à licença-paternidade de 20 dias, um dos dispositivos da lei 13.257/16 que criou a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A lei está em vigor, mas no caso da licença-paternidade de 20 dias, seus efeitos só valem a partir de janeiro de 2017 por envolver questões relativas a renúncia fiscal. 
Como Banco do Brasil, Caixa, Santander, HSBC, Itaú, Bradesco, e outras instituições financeiras já fizeram a adesão ao programa Empresa Cidadã, eles terão de conceder o direito a quem o solicitar a partir do próximo ano. Para isso, o trabalhador terá de fazer requisição por escrito em até dois dias úteis após o parto, apresentando documento que comprove participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.  A licença-paternidade de 20 dias também se aplica nos casos de adoção.
Participação Programa ou Atividade sobre Paternidade Responsável
O Sindicato disponibiliza abaixo, o link do curso, Pai Presente – cuidado e compromisso, com o objetivo de aumentar os vínculos dos homens com suas parceiras e com sua(s) filha(s) ou seu(s) filho(s), promovendo uma paternidade ativa e consciente, e, ao mesmo tempo, estimulando o autocuidado com sua saúde. O público-alvo deste curso são os pais/parceiros. Ele é totalmente gratuito, possui 12 horas de duração e se apresenta na modalidade EaD (Ensino à Distância). Foi pensado para atender à crescente demanda de pais e futuros pais sobre como se envolver em todo o processo de planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e pós-parto de sua parceira e nos cuidados no desenvolvimento da criança. 
https://goo.gl/qWyqGk
Confira abaixo seus módulos:
Unidade 01 - Apresentação
Unidade 02 - O que é exercer uma paternidade ativa e consciente?
Unidade 03 - Homens morrem mais do que mulheres
Unidade 04 - A Política Nacional de Saúde do Homem e a Paternidade
Unidade 05 - Lei do acompanhante
Unidade 06 – Licença paternidade
Unidade 07 - Envolvimento dos pais frente ao Zika Vírus e à Microcefalia
Unidade 08 - Pai Presente é Pai informado!
Unidade 09 - Encerramento, proposta de reflexão e avaliação.
Atenção: O certificado do curso, Pai Presente – cuidado e compromisso apesar de não ter sido criado para esse fim, pode ser utilizado para comprovar orientação sobre paternidade responsável para o pedido de extensão da licença.
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/cursos-e-eventos/51522-ms-e-avasus-lancam-curso-voltado-a-paternidade

ASSINE NOSSA NEWSLETTER