o Congresso Eleitoral da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo – FETRAF RJ/ES, a segunda maior federação da categoria no país. O Congresso Eleitoral que está em sua 12a edição, foi realizado nas dependências do Hotel Royal Palace Macaé e, contou com a presença de quase duzentos bancários de toda a base da Federação, com o objetivo de escolher os representantes que participarão do próximo mandato na respectiva Federação. A chegada das delegações ao Congresso deu-se ainda na sexta (13), quando após término do credenciamento, por volta das 20h, os bancários tiveram a oportunidade de confraternizar no espaço cedido pela AABB de Macaé.
No sábado pela manhã, foi dada a abertura dos trabalhos. A Mesa de Abertura foi composta por, membros da Comissão Eleitoral, representantes, da CONTRAF, da CUT do Rio de Janeiro, da CUT do Espírito Santo, da FETRAF RJ/ES, da Conlutas, da Intersindical, da CTB, além do presidente do Sindicato dos Bancários anfitrião do evento, Wagner Figueiredo, que aproveitou a oportunidade para dar as boas vindas aos delegados . Mereceu destaque, a presença de autoridades, dentre elas o vice-prefeito de Macaé, Danilo Funke, o vereador Claudio Mello (Teresópolis) e o também vereador Cláudio Damião (Nova Friburgo), todos do Partido dos Trabalhadores que acompanharam com os demais, a palestra ministrada por Wadih Damous, presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, que falou sobre o importante trabalho de resgate da verdade histórica no período da ditadura militar em nosso país desenvolvido pela respectiva Comissão. Já na parte da tarde, os delegados do evento foram divididos em três grupos, que debateram: a) critérios de participação nos cargos da Federação; b) Papel da Federação e de seus dirigentes; e c) Compromissos para a próxima gestão. Na ocasião da Plenária Deliberativa, ficou estabelecido que, as propostas apresentadas seriam encaminhadas para discussão em um seminário de planejamento a ser realizado logo após posse da nova diretoria.
Já no domingo (15), na Plenária de Votação, além da votação e apresentação da chapa eleita para o próximo mandato, tendo como vencedora a chapa única presidida por Nilton Esperança, os delegados aprovaram ainda, uma moção repúdio contra a perseguição política ao qual o bancário/vereador do Partido dos Trabalhadores, Cláudio Mello (Teresópolis-RJ) vem sofrendo dos políticos de oposição, bicheiros e demais setores reacionários em seu município onde legisla.