Logotipo SEEBMR
Logotipo SEEBMR

O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região celebra 34 anos de luta e conquistas

Publicado em
O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região celebra 34 anos de luta e conquistas

 

No dia 25 de julho de 2025, o Sindicato dos Bancários de Macaé e Região (SEEBMR) completa 34 anos de existência, marcando quase um quarto de século de dedicação à defesa dos direitos da categoria bancária nas cidades de Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã.

Uma trajetória de resistência e avanços
Fundado em 1991, o sindicato nasceu em um contexto de intensas transformações no setor financeiro brasileiro. Desde então, tem sido protagonista em diversas batalhas por melhores condições de trabalho, valorização profissional e preservação de direitos conquistados com muito esforço.

Ao longo dos anos, o SEEBMR se destacou por:

  • Organizar campanhas salariais e negociações coletivas que garantiram reajustes acima da inflação e benefícios sociais.
  • Atuar firmemente contra demissões arbitrárias, assédio moral e precarização das relações de trabalho.
  • Promover ações de formação sindical, cultura, lazer e saúde para seus associados.
  • Participar de mobilizações nacionais em defesa da previdência pública, democracia e valorização do serviço bancário.

Diretoria e representatividade
A diretoria eleita para o período 2024–2028 reafirmou o compromisso de estar ao lado dos bancários e bancárias da base, lutando pela preservação do emprego, renda, direitos trabalhistas e, acima de tudo, pelo direito à vida.

Atual lista da diretoria eleita.

Diretoria efetiva:

Paulo Alves Júnior
Wagner Figueiredo Dos Santos
Nayana Dos Santos Barcelos
José Renato Riscado De Carvalho
Sérgio Quintal Arantes
Carlos Alberto Ferreira Bravo
Marcos Antônio Leal Fonseca
Josias Moreira Denucci

Suplentes:

Márcio Douglas Rodrigues Fontes
Leiliane Pereira Campos
Antonio Fabio Mendonca Machado
Geovania Da Silva Carvalho
Luciana Barreto De Oliveira Ventura
Priscilla Rocha Soares Ramos
Bernardo Da Silva Castro

Conselho fiscal:

Carine Nascimento De Oliveira
Mariana Gomes Da Rocha
Dalbert Lana Macedo

Suplentes do conselho fiscal:

Leonardo Faria Lessa
Thais Helena Braga Ribeiro

Conselho de representantes junto à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo:

Lia Márcia Zarour Mussi De Sousa
Maria Fernanda Adverse Pereira

Suplentes do conselho de representantes junto à FETRAF RJ e ES:

Acir Pacheco Da Silva

Desafios atuais e futuro da luta
Em 2025, o sindicato enfrenta mais uma rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, buscando não apenas sua renovação, mas também a ampliação de direitos. A reposição da inflação e aumento real para a categoria já está garantido no acordo anterior para esse ano.

Além disso, o SEEBMR tem se posicionado contra iniciativas que afetam a saúde mental dos trabalhadores, e tem cobrado dos bancos maior responsabilidade social e respeito aos seus funcionários.

 



 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER