Logotipo SEEBMR
Logotipo SEEBMR

Presidente da Contraf-CUT diz que a ditadura "quer voltar ao País"

Publicado em
Presidente da Contraf-CUT diz que a ditadura "quer voltar ao País"

 

"No dia 28 já será entregue documento ao banco recusando proposta apresentada para a categoria".

Roberto lembrou que, há 30 anos, em pleno período da ditadura militar, iniciava-se o processo de mobilização dos bancários que resultou na criação da Contraf-CUT.

"Agora (2015), é o ano em que a ditadura pretende voltar para o Brasil. E lembro aqui, neste palco que faz parte da nossa história, de encontro em 1989 em que via a presença de João Vaccari Neto, nosso companheiro. Ele estava aqui e agora não está porque é um preso político no País. Está preso por suposição de um juiz de que tenha cometido um crime", criticou. Para o presidente da Contraf-CUT, existe uma hoje uma ditadura "imposta por uma elite que quer nos destruir".

A vice-presidenta da Contraf-CUT e presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, ressaltou a importância de receber os participantes do Encontro dos Bancos Privados na Quadra dos Bancários, palco, ao longo dos anos, de acontecimentos marcantes da esquerda no País.

"Partidos de esquerda e centrais sindicais fizeram aqui seus congressos. É um palco para os trabalhadores de todas as categorias. Companheiros do MST acamparam aqui e também grupos da agricultura familiar. O espaço esteve aberto para os companheiros professores e os presidentes Lula e Dilma receberam aqui os moradores de rua e catadores de papel", lembrou.

Juvandia conclamou os bancários a lutarem contra o projeto de terceirização e em defesa do emprego, num momento em que se discute, por exemplo, a venda do banco HSBC. "O sistema financeiro se concentra cada vez mais e vira um cartel", observou.

ENCONTRO

A Executiva da Contraf-CUT e as coordenações das Comissões de Organização dos Empregados dos bancos Itaú, HSBC, Bradesco e Santander participaram do ato de abertura. Após o
ato, houve uma confraternização.

Ontem, quarta-feira (27), continuam os debates. Funcionários do Itaú participam de discussões no Hotel Braston Martins Fontes; os do HSBC no Braston Augusta; os do Bradesco no Hotel San Raphael; e os do Santander no Hotel Boulevard São Luis.

Fonte: Contraf-CUT

ASSINE NOSSA NEWSLETTER