Nesta tarde, 04 de novembro de 2022, o presidente do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, Paulo Alves Júnior e o Diretor da Federação Danilo Funke Leme, participaram de uma reunião com Prefeito Welberth Rezende, de Macaé.
Na reunião foi discutido uma maneira para tentar solucionarmos os problemas das agências bancárias de nosso município, uma vez que as mesmas vem dificultando o acesso dos clientes e usuários em seu interior, inclusive com a retirada dos caixas e praticamente obrigando estes clientes a fazer tudo no setor de autoatendimento, burlando assim a lei municipal de tempo de espera nas filas; além disso não possuem caixas para atendimento aos idosos e deficientes físicos.
Queremos deixar claro que essa atitude não parte dos funcionários das agências e sim de ordem superiores e que os funcionários vêm sofrendo ofensas e até tentativas de agressão, disse Paulo Alves Junior, Presidente.
A lei municipal 1912/98, informa o tempo máximo na fila de atendimento em dias normais é de 20 minutos e em dias de pico o tempo máximo é de 30 minutos.
Vale ressaltar ainda que como prevê o artigo 12 da Lei federal 10.098/2000, não poder ser cerceados do direito de ter acesso ao espaço de atendimento pessoal da agência e que tal prática forçosa é arbitrária sendo, portanto, ilegal e oponível contra quem tentar limitar o direito de liberdade.